PCAV – Piloto Comercial de Avião (prático)

Requisitos para o curso prático de Piloto Comercial de Avião

Curso de Piloto Comercial Avião com Habilitação por Instrumentos:

Se você tem interesse de seguir carreira na aviação, os cursos de Piloto Comercial e IFR passam a ser obrigatórios. A licença de piloto comercial garante o direito de ser remunerado trabalhando como tripulante.

Inscrição:

Deve ser feita através da Ficha de Inscrição / Matrícula na Secretaria da Escola mediante entrega dos documentos e pagamento do curso na Gerência Administrativa e Financeira.

Exigências Mínimas para a Inscrição:

  • A idade mínima para a inscrição no curso PCAV – IFRA é de 18 anos concluídos.
  • O nível mínimo de escolaridade – 2º grau completo, realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado;
  • O candidato deve possuir experiência como piloto – ser portador da licença de Piloto Privado Avião – tendo executado o curso de acordo com as exigências do Manual de Curso MCA 58-3 e RBAC 61 tais como:

Matrícula:

A matrícula poderá ser realizada a qualquer tempo do período de instrução.

Observação:

Se o aluno é precedente de transferência de outra entidade de ensino autorizada pela ANAC, deverá além dos documentos abaixo, trazer a cópia das fichas de vôo e uma carta de transferência evidamente assinada pelo Diretor da Escola ou Aeroclube e a Declaração de instrução as horas voadas devidamente assinada pelos nstrutores responsáveis além da Caderneta Individual de Voo devidamente preenchida, assinada e com a página fechada. Mesmo tendo efetuado mais da metade do curso em outra entidade, é exigido no mínimo 3 (três) horas de adaptação e avaliação a serem efetuadas na Escola de Aviação Civil EMFA – LTDA para análise a proficiência do aluno de acordo com a missão em que se encontra, além das horas previstas para o curso de Piloto Comercial-IFR Avião;

Documentação para matrícula:

Os seguintes documentos devem ser entregues na EMFA, se candidato brasileiro:

  • Ficha de Matrícula devidamente preenchida e assinada;
  • Carteira de Identidade comprovando ser maior de 18 anos (cópia autenticada);
  • Certificado de conclusão do ensino médio; (cópia autenticada);
  • Licença de Piloto Privado e Habilitação de Classe para a aeronave que receberá instrução; (cópia autenticada)
  • Título de Eleitor; (cópia autenticada);
  • Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª Classe (No site da ANAC você irá encontrar onde poderá realizar seus exames);
  • CPF próprio; (cópia autenticada);
  • Comprovante de situação legal perante o Serviço Militar; (cópia autenticada);
  • 02 (duas) fotografias 3 x 4 padronizadas;
  • Licença de Aluno Piloto;
  • Outros documentos que se façam necessários, a critério da Escola de Aviação Civil EMFA LTDA – ME